quinta-feira, 6 de março de 2008

O Meio Ambiente

06 de Março de 2008




Edição 341 Novembro/Dezembro 2007


Editorial - Comprometidos com o futuro

Magdala Castro

Neste ano, a mudança climática do planeta e os decorrentes perigos do aquecimento global deixaram de ser debates acadêmicos e conquistaram a atenção de governantes, da iniciativa privada e da sociedade, destacando-se na mídia em todo o mundo. O fato preocupou, sobretudo, os países e os empreendedores do turismo que têm como principal atrativo a beleza natural de seus destinos, cenário da riqueza cultural do povo.

Para o despertar dessa ameaça à qualidade da vida da Terra foram decisivos os relatórios amplamente divulgados pela ONU (Organização das Nações Unidas) sobre os efeitos nefastos das emissões de poluentes na atmosfera.

A boa notícia é que o mundo tem tecnologia e dinheiro para limitar o aquecimento global se, de imediato, promover mudanças. Para preservar o futuro do planeta, os biocombustíveis e as fontes de energias renováveis devem mover a economia, sendo adotadas na indústria, no comércio, nos serviços e nas residências, recomenda o IPCC (em inglês, Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas).

No Brasil, as soluções para o aquecimento global ganharam espaço em eventos com diferentes enfoques. Na mídia, conquistou destaque a tecnologia nacional de produção de etanol, atraindo a atenção das potências mundiais.

Com soluções criativas, o Brasil faz sua história, emoldurada pela natureza rica em diversidade e tendo como protagonista gente de diferentes origens que, aqui, imprime o jeito de ser brasileiro. Como cita o Sebrae - Nacional, é o Made in Brazil, “marca” que tem sido divulgada pelo MTur no exterior, através da Embratur, trazendo ao País receitas oriundas de despesas de estrangeiros que, entre janeiro e outubro, totalizaram US$ 4,04 bilhões, mais um recorde, de acordo com dados divulgados pelo BC (Banco Central).

Engajados com os princípios que norteiam a qualidade de vida do planeta e reconhecendo a potencialidade brasileira para o turismo, há anos, a Hotelnews enfoca a necessidade de promovermos o desenvolvimento sustentável. Na Nova Equipotel 2007, o tema esteve na programação do 2º Simpósio Nacional de Hotelaria, organizado pelo Equip Conference e realizado na Feira.

Alinhados com a preocupação mundial de não comprometer a vida das futuras gerações, vislumbramos novas perspectivas.


**Revista Hotel news Março de 2008

Nenhum comentário: